LA GARDUNA
Recebemos um briefing, para um restaurante de carne.
Pretendeu-se neste projecto de interiores, através das informações que recebemos do cliente, o desenvolvimento de uma temática bem vincada, com um decor inspirado no grupo de uma sociedade secreta, existente há muitos anos atrás em espanha, intitulado “la garduña”.
Descrita como uma sociedade que operava na clandestinade e cheia de rituais obscuros, onde se praticava o mal, a injustiça, entre outros males. Pretendemos com este projecto, ir buscar a essência deste conceito, passando a mensagem, que o mal nunca deve permanecer impune e ser destacado, mesmo tratando-se de um decor. Por isso quisemos provocar sensações em tom de surpresa, envolvemos imagens de outros tempos, numa estrutura de ferro, que mostra que o mal, não é convidativo aos dias de hoje e que ficou fechado. Estas estruturas simbolizam as grades, a recriminação, onde este passado mau, obscuro, não brilha, não brilhará e não terá nunca uma voz vitoriosa no mundo.
O decor deste espaço é trabalhado em tons escuros, onde tentámos através do jogo das luzes, criar uma sensação de lugar sombrio e ao mesmo tempo eclético pelo revivalismo marcado por outros tempos. A luz é sempre muito importante nos nossos projectos, pois faz sempre a diferença e ajuda a contar uma história com veracidade. Os materiais esses, fortes, com personalidade, num mix entre a materialidade de séculos passados, onde as tabernas se apresentavam com materiais frios, gastos, mas ao mesmo tempo nobres, muitas vezes aproveitados da mãe natureza. Fomos também pesquisar e buscar alguns elementos da história e adornámos com telas decorativas, dando oportunidade em quem degusta uma refeição neste lugar com identidade, perceber a história contada neste lugar.